2007/10/04
1 ano 1 mês 1 semana e 1 dia :)
Acho que esta data merece ser comemorada!!!
Está cada vez mais engraçado e, para além de já andar muito bem sozinho, já diz muitas palavrinhas...
Mamã
Papa/papá
olá
já tá
kako (gato)
lalá (bola)
Além disso já sabe imitar o cão, o pato e o burrinho :D
O meu filho é a minha paixão e a razão para todos os dias eu sorrir!
Beijinhos para ti meu amor,
Mamã
2007/09/25
Desculpas
Nós estamos todos bem! O Francisco está, a cada dia que passa, mais bonito e mais desenvolvido. Só temos motivos para nos sentirmos muito orgulhosos dele!!!
A mãe do Francisco é que não tem andado muito bem... Será cansaço? Será desmotivação? Será "ressaca" após umas férias fantásticas e especiais? Não sei...
Sei apenas que não tenho tido muita vontade para passar por aqui e escrever sobre o desenvolvimento do Francisco, pois foi essa a motivação para a criação deste blog. Nem sequer tinho sido muito regular nas visitas que faço aos blogs que tenho na minha lista de favoritos; e quando visito, não comento. Peço-vos desculpa, continuo a ler-vos com atenção, continuo a preocupar-me convosco, continuo a partilhar as vossas alegrias, mas simplesmente estou em Stand-by.
Tenho esperança que isto melhore... Sinceramente até sei o que é que me anda a consumir... É o trabalho :( Desde que fiquei grávida do Francisco que as coisas começaram a funcionar menos bem. Sou uma mulher com profissão tipicamente masculina, trabalho num meio masculino e a minha gravidez não foi muito bem encarada, apesar de isso nunca me ter sido directamente dito. Foram feitas promessas que não foram cumpridas, foram dadas regalias a outros e não a mim... Tenho uma licenciatura e uma pós graduação e, apesar de o ordenado ser razoável e o cargo também, sinto-me menosprezada. Desde que vim trabalhar depois da licença de maternidade, o trabalho que tenho estado a fazer, poderia ser feito por alguém menos especializado e com um vencimento bem mais baixo. Isto deixa-me muito desmotivada!!!
Sempre fui profissionalmente ambiciosa. O meu sonho é fazer um MBA e progredir na carreira. Mas ultimamente esse sonho deixou de fazer sentido... Para que é que vou investir tanto tempo e tanto dinheiro se não vejo qualquer possibilidade de progredir? Posso sempre mudar de empresa, claro! Mas esta empresa apresenta uma grande mais valia para a Ana mãe: fica a 15 minutos de casa, e fora de Lisboa!!! Para mim, enquanto mãe apaixonada e dedicada, nada poderia ser melhor! Mas para a mãe Engenheira tem sido muito difícil de gerir as expectativas, as desilusões e a desmotivação.
Agora tenho um projecto que desenvolvi por iniciativa própria e vou tentar apresentá-lo ao meu director geral. É uma ideia nova, não sei se ele vai estar receptivo, mas pelo menos estou a esforçar-me para tentar ultrapassar esta crise... Vamos esperar para ver...
Beijinhos para todas as visitas amigas,
Mãe apaixonada
2007/09/03
As férias acabaram
Começaram de uma forma estranha, devido a problemas de saúde da avó Alda, mas acabaram por ser fantásticas!!!
Mais tarde hei-de vir descrever com mais detalhe os nossos dias maravilhosos.
Beijinhos,
Mamã
2007/08/02
As novidades não param :d
... O Francisco recebeu-me com o seu belo sorriso do costume e... a caminhar sozinho sem ajuda!!!
Foi tão lindo!!! Foi tão especial!!!
Passados 5 minutos chegou o pai e também teve direito a uma recepção igual!!! Ficou doido, claro!!!
Mais uma etapa atingida, novas aventuras virão!!!
E as férias que estão quase a chegar... Vai ser maravilhoso poder dedicar 3 semanas inteirinhas ao nosso filho!
Muitos parabéns por mais esta conquista, meu amor.
Mamã
2007/08/01
Novidades frescas
Ele é bastante desenvolvido na parte cognitiva, mas confesso que já andava com "macaquinhos no sotão" por ele ainda não se levantar sozinho. Normalmente fica à espera que um de nós o levante, nem que para isso tenha de fazer umas fitas de bebé resmungão.
Hoje sentei-o na cama de grades enquanto lhe preparava o banho e qual não foi o meu espanto quando me viro para trás e o vejo de pé!!! Fiquei super orgulhosa do meu bebecas :D
Muitos parabéns filho lindo!!!
Mamã
2007/07/27
Bodas de Madeira ou Ferro
Parabéns amor e obrigada por estares sempre a meu lado, por aturares os meus amuos e as minhas resmunguices, por me apaparicares tanto, por me amares tanto, por me teres dado um filho lindo!!!
Um beijo grande com amor para os 2 homens da minha vida!!!
Ana
2007/07/26
11 meses
A cada dia que passa estás mais engraçado, mais comunicativo, mais apaixonado pela mamã :)
Hoje quando cheguei a casa, recebeste-me com um sorriso tão especial que o meu dia logo se iluminou!!! A tarde não correu como eu esperava... Reuniões atrás de reuniões, uma das quais marcada à hora que eu costumo sair (e marcada com 5 minutos de antecedência). Cheguei tarde a casa, mas tu ficaste tão feliz, que esqueci tudo e abracei-me a ti.. .Hmmmm, que delícia que são estes abraços!!!
Depois de alguma brincadeira no nosso projecto de jardim :) o papá saiu para um jantar com clientes e nós fomos dar início à nossa rotina: banho, jantar, fralda suja, muda de fralda e no fim ó-ó.
Como hoje é um dia especial tirámos-te várias fotografias. Depois, no banho voltei a tirar-te fotografias (com o telemóvel) e o resultado foi este:
Estás tão bonito a lavar os dentinhos!!! Fiquei tão feliz que enviei logo a foto para a tia, para a Madrinha, para o papá...
Cada vez sentes mais segurança a andar de mão dada a um de nós. Se há poucos dias precisavas de dar as duas mãos, hoje caminhavas tão bem apenas seguro por uma mão que estou convencida que falta pouco para começares a andar sozinho!!!
As palavras que já dizes... "Papa" quando a fome aperta e "cão"! Para ti tudo são cães... Os nossos gatos foram os primeiros a ser baptizados de cães, mas às vezes até nós temos essa sorte :D
Gostava tanto de te ouvir dizer "mamã"!!! Mas esse dia há-de chegar, basta esperar com calma!!!
És lindo, lindo!!! E nós amamos-te tanto que se torna difícil colocar em palavras todos estes sentimentos que andam cá dentro, que nos enchem de alegria, que nos iluminam os dias, que nos fazem aguentar as noites mal dormidas...
És o nosso maior tesouro!!!
Beijinhos,
Mamã
Mãe galinha
Mas ontem fiquei em alerta máximo quando ele me disse que tinha falado com a Dra. L. sobre o meu receio de me separar do Francisco.
Ele - Sabes, ontem falei com a Dra. L. e contei-lhe da nossa conversa de há dias, sobre tu nunca teres deixado o Francisco durante mais do que umas horas e de sentires algum desconforto só de pensar nesse assunto.
Eu - Ah sim? (do género: que tal mudarmos de assunto?)
Ele - Sim, ela disse que é importante tu e o Francisco aprenderem a lidar com a separação... Que quando ele tiver um ano ou um ano e meio que é benéfico ele começar a ficar longe da mãe.
Eu (resposta imediata) - Mas ele só tem 11 meses... Ainda é muito cedo!
Ele - ehehe, sim... claro! Mas como eu agora vou entrar de férias uma semana antes de ti, podia ir passar uns dias à aldeia dos meus pais com o Francisco e, bla, bla, bla
Sinceramente, já não ouvi mais nada e cortei o assunto com um enérgico:
- Não! Ele ainda é muito pequenino e além disso tu tens muito para fazer aqui em casa durante essa semana, já te esqueceste do jardim, da carrinha que tem que ir à revisão, bla, bla, bla...
Resumindo e concluindo: Eu sei que tenho que aprender a lidar com a separação; sei que não posso ser tão mãe galinha; imagino o Francisco a ir de férias com os avós para a aldeia, daqui a uns aninhos...
Mas, para já deixem-me aproveitar o meu filhote a 100%...
A mamã agradece :)
2007/07/21
Os pés, as sandálias e os Euros
2007/07/18
Só de imaginar...
Se fosse há uns anos atrás estava felicíssimo da vida, a aproveitar a estadia para conhecer a cidade, para passear, para tudo o que lhe apetecesse.
Mas desta vez não... Está super triste porque o filho chora todas as noites com saudades do papá :( Diz ele que a vontade dele é vir-se embora já hoje! Acredito!!!
Isto fez-me pensar... O Jorge já se ausentou várias vezes desde que o Francisco nasceu; a profissão dele exige que de vez em quando tenha de passar uma noite fora, ou então tenha de fazer viagens de vários dias - a maior desde que o Francisco nasceu foi a San Diego e durou 8 dias (tinha o Francisco apenas um mês).
E se fosse eu? Como é que seria? Custa-me a imaginar separar-me do meu pirralhito por mais do que 7 horas, que é o tempo que passo no trabalho. Como é que eu conseguiria passar os dias sem ele? Adormecer sabendo que ele não estava no quarto ao lado? Que se ele acordasse durante a noite eu não estaria lá para lhe pegar ao colo e lhe dar miminhos? Só de pensar nisso fico aflita!
Ainda bem que já não tenho um emprego que me exija deslocações frequentes!!! Ainda bem que tenho um emprego que neste momento é desmotivante e desinteressante, mas que me permite ter disponibilidade para o meu filho! E, por muito mal que me corra o dia, saio daqui e consigo libertar a mente das coisas negativas e chegar a casa cheia de vontade de abraçá-lo e brincar com ele!
Melhor do que isto só se me calhasse o euromilhões para eu poder dedicar-me de corpo e alma à minha verdadeira vocação: ser mãe!!!
Entretanto, enquanto isso não acontece, vou gerindo a minha vida profissional, que dantes me dava um gozo bestial e que agora só me tem dado chatices, desmotivação e tristeza mas que me permite ter mais tempo de qualidade com o Francisco!!!
Obrigada!!!
Mamã
2007/07/17
Do fim de semana
No Sábado depois de almoço estivemos na esplanada com a M. e a família. A M. é a ama do Francisco... Para nós é a avó M. :d Adoptámo-la como mãe e avó do Francisco e ela adoptou-nos como família. Foi um início de tarde bem passado: soube a férias!
No Sábado à tardinha fomos à praia :) Eu e o Francisco andamos na areia e fomos refrescar-nos nas águas calmas de Sesimbra enquanto o papá (que detesta andar de chinelos eheheh) ficou sentadinho na esplanada a curtir o som e a olhar para nós. Foi muito bom e o Francisco adorou o mar... Esta experiência é definitivamente para repetir, mas de preferência para durar mais tempo - só estivemos lá uma horinha porque depois o sol escondeu-se atrás da serra e começou a ficar fresquinho.
No Domingo fomos às compras, aproveitar os saldos. Comprámos "toneladas" de roupa gira para o Francisco que custou menos de metade do preço original. Os saldos na PN são mesmo óptimos, mas temos de ir logo no primeiro dia. Só tivemos pena de não conseguir comprar uns ténis muito giros, mas já não havia o número dele :( Além disso, as sandálias de praia giríssimas (em plástico transparente) não lhe servem porque ele tem um pé muito gordochinho :)
Depois, durante a tarde fomos dar um passeio com os avós A. e M. e acabámos o dia na esplanada na praia do Tamariz :) Eu tenho mesmo uma paixão pelo mar e adoro aproveitar estes dias amenos para poder gozar da paz que ele me transmite.
Foi um fim de semana espectacular; muito calmo, muito divertido, em família!
O Francisco está cada vez mais bonito e engraçado e nós estamos cada vez mais apaixonados por ele.
Beijinhos,
Mãe
2007/07/13
Fim de semana à vista!!!
Será que é desta que o S. Pedro nos oferece um fim de semana em condições para levarmos o Kiko à praia?
Na semana passada não pudemos ir porque fomos visitar os avós... Será amanhã?
Ainda não sei muito bem a que praia havemos de ir. Na praia onde costumamos ir o areal é óptimo mas o mar é péssimo. Não quero ir para aquele tipo de praia onde quase que não há espaço onde colocar as toalhas; faz-me impressão!
Espero que o papá alinhe... Nem que seja só um passeio à beira mar; Faz-nos tão bem!!!
Beijinhos,
Ana
2007/07/10
Mãezite crónica
É lindo o amor que sinto pelo meu filho!!! Consigo passar o dia inteiro a pensar nele, a sonhar com ele, a recordar-me dele recém nascido, a imaginar como será no futuro... Estou tão apaixonada!!!
Sinceramente nunca imaginei que a maternidade tivesse um efeito tão grandioso em mim!!! Antes de o Francisco nascer não me passava pela cabeça que eu pudesse transformar-me numa super mãe galinha, mas a verdade é que sou efectivamente e declaradamente uma mãe vaidosa, feliz, apaixonada e dedicada!
O sorriso com que ele me recebe quando chego do trabalho é um elixir mágico que faz desaparecer qualquer tristeza do meu pensamento... Desmotivada no emprego? EU??? Quero lá saber! O meu filho lindo faz-me esquecer isso tudo e por ele ganho forças para enfrentar tudo e todos com um sorriso de felicidade nos lábios.
Sinto-me abençoada por ser mãe de um menino tão bonito, tão saudável e perfeito!
Adoro-o!!!
Mãe apaixonada
2007/07/09
Fim de semana
Estivemos com os primos reguilas, com os tios, os primos e primas e os amigos!
O Francisco é um bebé lindo, calmo e simpático, mas quando alguém que ele não conhece tenta pegar-lhe ao colo, agarra-se a mim com todas as forças e observa com muito cuidado... Se a pessoa falar muito alto ou fôr muito insistente, então é certo que começa a chorar...
Regra geral, as pessoas têm tendência em enaltecer os bebés que não estranham ninguém, mas eu gosto que o meu pirata seja assim. Acho engraçado ele já ter as suas referências, saber em quem pode confiar e quem deve ser bem observado antes de entrar em intimidades :) Assim é que é filho!!!
É claro que, passado o primeiro impacto, é vê-lo distribuir sorrisos e gracinhas... Bate palminhas, faz adeus, dá beijinhos, chama o cão... É um doce este meu filho!!!
2007/06/29
Vamos ajudar com amor
2007/06/28
Abertas inscrições para candidatas a nora
2007/06/23
Amor
2007/06/20
Amor
Também amo MUITO o meu marido... claro!!!
:-)
2007/06/18
Quase 10 mesinhos!
Ao nível do desenvolvimento as surpresas são quase diárias. Começou por algo muito simples ao qual a "avó" Mina começou a chamar de "burrinha velha" e que não é nada mais nada menos que um franzir de nariz e "fungar" ao mesmo tempo que pelo simples dizer adeus (que ainda hoje só diz quando bem lhe apecete e não quando as pessoas lhe dizem adeus - só depois de virar costas é que diz - é com cada vergonha que passamos).
No outro dia estava a vesti-lo para dormir e comecei a cantar uma canção de que ele gosta muito e do nada começou a bater palmas. Já tinhamos deixado de insistir para ele aprender para não o pressionar. Pensei que teria sido um acto irreflectido, mas não, na noite seguinte, estava eu no Algarve em trabalho quando a Ana me ligou a dizer que já batia palminhas. Fiquei tão contente!
Agora já só quer andar a caminhar agarrado a nós e chama cão a tudo e todos. O nossos cães cá em casa miam! :D
Claro que a primeira palavra que disse não foi cão, mas sim aquela que assegura toda a existência: "papa". Sempre que lhe vamos dar uma refeição lá começa ele: "papa, papa...."
Espero em breve poder partilhar com o mundo mais aventuras deste nosso tesouro. Até breve...
2007/04/22
1ª queda
Enquanto eu lhe preparava o banho, caiu da minha cama para o chão. Quando eu ouvi aquele estrondo fiquei aflita. Ele fartou-se de chorar mas foi apenas do susto!!! Logo a seguir tomou a sua banhoca, e como de costume, molhou a casa de banho toda :-D
Fomos à praia
2007/02/05
Back to business
2007/01/10
Os primeiros instantes
Estava sozinho na sala onde os pais aguardam pacientemente (ou não!) a chegada dos rebentos. Sentia-me calmo (pelo menos aparentemente), mas cá por dentro sentia uma ansiedade desconcertante. Estava para nascer o meu filho, o meu querido e tão desejado filho! Ao fim de alguns minutos passou pela sala uma simpática enfermeira que me informou que o meu menino já tinha nascido e que tudo tinha corrido bem, a mãe também estava bem!
Aqueles minutos que se seguiram até me chamarem para o ver pareceram-me horas... passaram-me tantas coisas pela cabeça, e coincidência ou não, enquanto aguardava peguei numa revista que trazia um artigo sobre o empreedorismo de alguns portugueses em Moçambique. Entretanto entraram mais três pessoas na sala e mal dei por elas. Moçambique.... essa terra que me viu nascer há 32 anos. Pensei como teria sido o meu nascimento e imaginei o meu pai na mesma situação em que eu me encontrava agora, ansioso por me conhecer. Era assim que eu me sentia, ansioso por conhecer o Francisco, por vê-lo, por admirá-lo! Tudo isto acompanhado por um serpentear de um pensamento cada vez mais intenso na minha cabeça - já sou pai, já tenho um filho!
Nisto entra uma outra enfermeira que do alto da sua bata branca diz num tom simpático: " O pai do Francisco!?". Eu nem me apercebi que era para mim que ela estava a falar. "Pai do Francisco..." tudo isto é novo para mim. Faz lembrar o dia do nosso casamento em que a dada altura o Vitor (fotógrafo) se virou para mim durante as fotos depois da cerimónia e me disse: " Jorge, chega-te mais para junto da tua esposa...". Esposa, quem é essa?
Eu estava na mesma - "Pai do Francisco?" - quem é esse?! Quando caí em mim disse logo que era eu e ela pediu que a acompanhasse em direcção ao berçário. Assim que chegámos junto à vitrine que dá acesso ao berçário, o primeiro berço tinha um bebé acabadinho de nascer e a olhar para a luz que entrava num final de tarde de Agosto, completamente ofuscado com a luz e com um olhar doce, mas completamente perdido neste mundo. Pensei para mim mesmo, tão querido e tão pequenino... Entrámos no berçário e de repente apercebi-me que só lá estava um bebé, aquele que eu tinha visto pela vitirine era o meu filho. Fui logo para junto dele e ali estive longos minutos a namorar até ser interrompido pelo telemovel a tocar. Era o meu pai, estava ligar para saber como é que estavam as coisas, quando lhe disse que já era avô e lhe comuniquei que o seu neto nascera com 3, 415Kg e 51 cm. Liguei de seguida para a minha sogra para lhe dizer que já tinha mais um neto e que tudo tinha corrido bem e ali fiquei todo o tempo que pude a namorar com o meu lindo filho! Tão lindo, tão orgulhoso que eu me sentia! Totalmente babado!
Assim que pude fui saber como estava a nova mamã. Cansada, mas com aquele brilho no olhar de felicidade e orgulho.
2007/01/09
A Paixão
Achava tão giro ver as crianças penduradas nos pescoço dos pais na brincadeira e a trocar mimos, mas nunca conseguia imaginar como seria a sensação de ser realmente pai.
Provavelmente, aqueles que puderem passar os olhos por este blog e que já são pais, não só perceberão que estes comentários são mesmo de pais caloiros e babados, como também recordarão os momentos em que já foram assim. Nunca nos cansamos de falar do nosso rebento. Tal qual namoradinhos de fresco em que a paixão nos faz estar 24h junto daquela pessoa que tanto queremos a nosso lado, mesmo que seja em pensamento e esgotamos a paciência dos nossos amigos sempre a falar do mesmo. É a paixão que nos move, é este amor incondicional que nos torna nuns pais apaixonados.